Marcadores

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Estas dicas foram tiradas da revista Bons Fluídos de 2005

1. Os especialistas recomendam nove poções de vegetais por dia.
     Sugestão: 1 1/2 fruta de manhã (pode ser uma maçã e metade de uma papaya, por exemplo),
                      1 prato de folhas e legumes na hora do almoço,
                      1 fruta de sobremesa,
                      1 fruta no lanche da tarde,
                      legumes no jantar e outra unidade de fruta


2. Para uma salada nutritiva, misture uma raiz (cenoura, beterraba, rabanete), dois ou três tipos de        folha (agrião, rúcula, alface) e um fruto (tomate, pepino), Assim você ingere vários nutrientes, vitaminas e minerais, ensina a nutricionista Catarina Stocco, de Curitiba.


3. Frutas da estação são mais baratas do que as vendidas fora de época, que costumam amadurecer por processos artificiais.


4. Algas marinhas no prato, metabolismo no ritmo.
Ótima fonte de iodo, mineral que ajuda a regular a glândula tireoide - uma das regentes de nosso metabolismo, as algas também são ricas em ferro, cobre, magnésio, potássio, cálcio e zinco.
A maior parte delas (como a nori, usada para fazer sushi) possui betacaroteno e vitaminas do complexo B.


5. A película externa é a parte mais rica dos grãos. Por isso prefira os integrais.
Eles conservam vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas que, nos grãos refinados, são praticamente descartados. Outra dica é olhar o rótulo do pão industrializado: muitas vezes ele é vendido como integral, mas contém apenas 10%de farinha não refinada.


6. Dois dentes de alho em sopas e refogados garantem uma boa dose de imunidade. Mesmo cozido, o alho baixa o mau colesterol, protegendo contra doenças do coração, e estimula o sistema imunológico.


7. Para o chá verde, tudo. A bebida, originária do Oriente, é um poderoso néctar contra câncer, perda de memória e problemas cardíacos. Um dos motivos é sei alto teor de antioxidantes, que inibem as alterações celulares causadoras de tumores. Outra substância presente na planta, o tanino, ajuda a baixar o mau colesterol (LDL) e fortalece artérias e veias. Quantidade: quatro xícaras diárias.


8. Tempere a vida. Alho, alecrim e manjericão reforçam o sabor. Além disso, uma pitada aqui e outra ali no fim das contas representa um ganho para a saúde. O alho ajuda no controle do colesterol e da hipertensão; o manjericão é digestivo e o alecrim estimula a circulação sanguínea só para citar alguns efeitos.


9. Misture flocos de aveia em iogurte, salada de frutas e sopa. O cereal contém betaglucana, fibra que ajuda a dissolver a gordura ruim e diminui o risco de problemas circulatórios. a aveia ainda é rica em cálcio, ferro, vitamina E, vitaminas do complexo B e magnésio.


10. Explore a salsinha. Em saladas, sobre os pratos prontos ou nos sucos. Uma xícara da erva (30g) tem a mesma quantidade de vitamina C que três colheres de sopa de sumo de limão, uma xícara de agrião ou 1/2 laranja .


11. Alimento para o cérebro ? Peixe. As pesquisas confirmam que as espécies de águas frias - como salmão, atum, cavalinha e truta - são ricos em ômega 3, que reduz inflamações, ajuda a limpar as artérias e protege as células cerebrais dos danos causados pelo estresse e envelhecimento. Quer mais ? Consumir esses peixes, pelo menos duas vezes por semana, protege o coração e combate a perda de memória, a depressão e a osteoporose.


12. Para o sanduíche: uma pasta de abacate amassado e temperado com sal, limão e cheiro-verde fica uma delícia e substitui com vantagem a maionese. O abacate contém gordura monoinsaturada (saudável para o coração), vitaminas A e B e diversos minerais.


13. Uma colher de sopa de farelo de trigo na refeição principal ou em sucos e sobremesas com frutas estimula o intestino e promove uma verdadeira faxina das toxinas no organismo.


14. Inclua uma laranja em seu cardápio diário. Graças à vitamina C e aos antioxidantes, ela aumenta as defesas do organismo e evita o envelhecimento precoce.


Resultado de imagem para dicas de alimentação para crianças



15. O azeite se relaciona ao bom colesterol e salva o coração. Mas o melhor é o extravirgem, feito exclusivamente do fruto da oliveira e prensado a frio, o que mantém sua composição química inalterada, além da acidez menor do que 1% - garantia de qualidade.


16. Salpique na salada sementes de gergelim, germe de trigo, linhaça, sementes de girassol e de abóbora. Estas são ricas em vitaminas, minerais e proteínas.


17. Nozes são uma ótima fonte de proteínas e vitaminas E (antioxidante) e B (regula o metabolismo).


18. Agora é a quinoa. Conhecida como trigo inca, esse grão cultivado há mais de 4 mil anos pelos andinos é um alimento e tanto. A quinoa apresenta um alto índice de proteínas, cálcio, fósforo e magnésio. Substitui o arroz nas refeições. Característica: estimula o peristaltismo (movimento do intestino).


19. O iogurte  faz as vezes de creme de leite em patês e molhos. Vantagem: tem lactobacilos, responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal.


20. Chocolate melhora o humor. Guarda um aminoácido usado pelo cérebro para produzir serotonina  - a substância responsável pela sensação de bem estar. Até o coração bate feliz por um pouco dessa delícia. O chocolate amargo é uma ótima opção por conter mais cacau e menos gordura.


21. Acrescente cenoura crua e ralada no molho de tomate. A leguminosa turbina os pratos com uma dose de betacaroteno, importante para o coração, o sistema respiratório, a pele e os ossos.


22. Pode brindar. Uma ou duas taças de vinho por dia inundam o corpo com antioxidante e impedem o depósito de gordura nos vasos sanguíneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário