Marcadores

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Suco de Clorofila







 Os cuidados com a hidratação poupam os músculos da fadiga. O suco de clorofila, além de hidratar e fornecer vitaminas e minerais, ajuda a desintoxicar o organismo.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Capellini com Molho de Tomates e Pimentão (vegana)


Capellini com Molho de Tomates e Pimentão (vegana)

Ingredientes

250 g de capellini sem ovos (ou outra massa de sua preferência)
1/2 cebola grande picada
1 dente de alho picado
1 pimentão vermelho grande picado
1 lata de tomate pelado
1 punhado de folhas de manjericão picado
1 punhado de salsinha picada
Folhas de 1 ramo de tomilho
Folhas de 2 ramos pequenos de alecrim
50 g de azeitonas verdes picadas
1 colher (sopa) de alcaparras
Açúcar, sal e pimenta a gosto
Azeite

Preparo

Refogue a cebola e o alho em uma panela com um pouco de azeite, adicione o pimentão vermelho picado, refogue ligeiramente mexendo sempre, adicione o tomate pelado um pouco desmanchado, tempere com sal, pimenta e uma pitada de açúcar para cortar um pouco da acidez do molho. Deixe cozinhar em fogo baixo mexendo de vez em quando até apurar. Pouco antes de desligar, coloque as azeitonas picadas, as alcaparras e as ervas (salsinha, manjericão, tomilho e alecrim). Mexa e sirva com o macarrão previamente cozido segundo as instruções da embalagem.

Fonte: Receita e foto do blog Kafka na Praia

Cebola Assada na Brasa (vegana)

Cebola Assada na Brasa (vegana)

Ingredientes

Cebolas
Azeite de oliva a gosto

Preparo

Enrole cebolas em papel-alumínio, individualmente, e distribua os pacotinhos nos cantos da churrasqueira, sobre as brasas, logo no início dos trabalhos. Após cerca de 40 minutos, quando estiverem bem cozidas (podem até ficar com a casca preta), retire e corte-as ao meio, espalhando azeite em cada uma delas.

Fonte: Casa e Jardim

Pão de Azeitonas Pretas (vegana)


Pão de Azeitonas Pretas (vegana)
Ingredientes

2 colheres (sopa) de sementes de linhaça moídas
4 colheres (sopa) de água quente
1/2 xícara de aveia em flocos demolhadas por pelo menos 1 hora*
Água filtrada que baste para o creme de aveia
1 colher (sopa) de sumo de limão
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de azeite de oliva
1 xícara de azeitonas pretas picadas
1 colher (sopa) de pimenta-vermelha fresca picada
1 colher (sopa) de hortelã picada
Cebolinha verde picada
1 colher (sopa) de sementes de Nigella (opcional)
1 pitadinha de sal

Preparo

* Comece preparando o creme de aveia que vai substituir o iogurte na receita original (Foi esta a alternativa que eu encontrei para esta substituição. Caso queira, pode usar iogurte vegano natural se tiver disponível).  Lave e escorra bem 1/2 xícara de aveia em flocos. Coloque em uma vasilha, cubra com água e deixe descansar por pelo menos 1 hora até que dobre de volume. Em seguida, escorra o que sobrar de água e leve a aveia para o liquidificador. Coloque um pouquinho de água filtrada (apenas o suficiente para poder bater) e vá acrescentando mais água aos poucos até que obtenha um creme bem liso. Coloque na medida de 1 xícara, adicione o sumo de limão, misture delicadamente e reserve. Ficou com um gostinho de iogurte e funcionou perfeitamente na receita.

Prepare então a linhaça. Em uma vasilha coloque as duas colheres de semente de linhaça moída e hidrate com as 4 colheres de água quente. Deixe descansar enquanto segue com a receita. Em uma bacia grande adicione a mistura da linhaça e o creme de aveia preparado anteriormente. Mexa até misturar e acrescente o azeite de oliva. Misture bem ate agregar os ingredientes. Adicione então as azeitonas, a cebolinha, hortelã, a pimenta e se for usar as sementes de nigella. Misture bem. Acrescente a farinha, o fermento e o bicarbonato. Unte uma forma de pão e leve ao forno preaquecido em temperatura de mais ou menos 180ºC. Asse por 40 a 50 minutos ou até que esteja dourado. Se quiser pode fazer o teste do palito para verificar se a massa está bem assada.


Fonte: Receita do blog Agdá, adaptada pela querida Lori Ellis, do blog Veganana

Esfiha de Escarola (vegana)


Esfiha de Escarola (vegana)
Ingredientes

Para a massa:
3 tabletes de fermento para pão (45 g)
3/4 de xícara de água
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de óleo

Para o recheio:
1 colher (sopa) azeite extra virgem
1 dente de alho espremido
1 cebola pequena bem picada
3 xícaras de escarola aferventada e escorrida
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Massa:
Dissolva o fermento na água com o açúcar e o sal. Numa tigela, coloque a farinha. Faça uma depressão no centro, acrescente o fermento misturado e o óleo aos poucos. Coloque o restante da água e amasse até obter uma massa elástica. Se necessário, junte mais água. Sove bem a massa por cinco minutos. Cubra com filme plástico, coloque um pano por cima e deixe crescer até dobrar de volume.

Recheio:
Aqueça o azeite em uma frigideira. Refogue o alho e a cebola até dourá-los. Junte a escarola e refogue por três minutos. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Montagem:
Aqueça o forno em temperatura alta. Abra a massa numa superfície com farinha até deixá-la bem fina. Corte quadrados com 10 cm de lado. Ponha uma colher (sopa) do recheio no centro de cada um. Feche as bordas, formando uma trouxinha. Coloque as esfihas numa assadeira polvilhada com farinha e asse por dez minutos ou até ficar dourada. Coloque num prato e cubra com um pano até o momento de servir.

Rendimento: 25 porções

Fonte: M de Mulher - Foto: Luis Gomes