
Investigação da Rush University Medical Center
Um neurologista da Rush University Medical Center, EUA, recebeu uma autorização do National Institutes of Health (NIH) para avaliar se a canela, uma especiaria amplamente usada na culinária, poderá parar o processo destrutivo da esclerose múltipla.
"Desde os tempos medievais, que os médicos têm usado a canela para tratar uma variedade de distúrbios, incluindo tosse, artrite e dores de garganta", disse, em comunicado de imprensa, o principal investigador do estudo, Kalipada Pahan, acrescentando que as "descobertas iniciais (que fizemos) em estudos realizados em ratinhos indicam que a canela pode também ajudar aqueles que sofrem de esclerose múltipla."
A activação das células gliais no cérebro tem sido implicada na patogénese de várias doenças neurodegenerativas além da esclerose múltipla, como Alzheimer e Parkinson. A activação das células gliais conduz a uma acumulação e segregação de factores de neurotoxina diferentes que causam diversas respostas auto-imunes causadoras de lesão cerebral.
"Essas reacções auto-imunes no cérebro levam, por fim, à morte dos oligodendrócitos, um tipo de célula cerebral que protege as células nervosas e a bainha de mielina. No entanto, a canela tem uma propriedade anti-inflamatória que combate e inibe a activação glial que provoca a morte das células cerebrais", explica Pahan.
Em estudos anteriores, Pahan foi capaz de demonstrar que o benzoato de sódio, um metabolito da canela, pode inibir a expressão de várias moléculas pró-inflamatórias nas células cerebrais e bloquear o processo da doença em ratinhos.
Diferentes doses de benzoato de sódio foram misturadas em água potável e administradas aos roedores. No modelo animal, a substância eliminou a pontuação de esclerose múltipla em mais de 70% e inibiu a incidência da doença em 100%.
Segundo apontou o cientista, actualmente, os medicamentos usados no tratamento da condição, “são caros, têm muitos efeitos secundários e uma eficácia de 30 a 40%. Se o nosso estudo for bem sucedido, um dia poder-se-á usar apenas uma colher de chá de canela por dia, com chá, leite ou mel, de modo a ajudar os pacientes com esclerose múltipla a gerirem o processo de doença".
A canela é segura e tem várias vantagens sobre os fármacos actualmente aprovados para tratar a esclerose múltipla, reforça o cientista, acrescentando ainda outros factores benéficos do uso da especiaria para tratar a condição: “não só é mais barata, como também não é tóxica e pode ser administrada por via oral, ao invés de uma injecção dolorosa”.
ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Tudo é informação.. NADA PODE DEIXAR DE SER COMPARTILHADO.. como saber onde esta a cura?? Além da força interna do portador de "EM"...
ResponderExcluirhttp://vidacomvida.blogspot.com.br/
Oi Angela,
ResponderExcluirnamaskaram,
É isso aí !!!!
Entendo que antes de mais nada a cura está em nossa mente, mas a alimentação é uma fortíssima aliada, sem dúvida !
Tudo, tudo que é feito com amor é melhor,
Brigadaaaa por estar junto de nós !
bjs querida,