Marcadores

domingo, 13 de dezembro de 2015

Saiba quais plantas medicinais cultivar em casa

Fonte: https://consumosocial.catracalivre.com.br

Itosck/cynoclub

Ter uma horta em casa, além de garantir hortaliças e temperos fresquinhos, também pode gerar plantas medicinais, que ajudam a prevenir e combater doenças simples. Uma das formas mais comuns de uso é a infusão, o tradicional chá.
Muita gente utiliza essas ervas por tradição e até mesmo por falta de recursos para cuidar da saúde, mas é importante frisar que no caso de doenças mais sérias, é indispensável consultar um médico para a orientação do tratamento mais adequado.
Alecrim
Istock/stock_colors
O chá de alecrim ajuda na digestão e combate os germes que causam infecções. Já o óleo deste arbusto possui grande poder antisséptico e pode ser usado quando existem feridas superficiais na pele. Para cultivar, escolha um local com bastante luminosidade, mas protegido de ventos fortes.
Boldo
Istock/lc_foto
Santo remédio cultivado na casa de muitas avós, o chá dessa planta é usado para combater azia e má digestão e problemas no fígado. Além disso, ameniza os efeitos causados pela ingestão de bebidas alcoólicas.
Por ser uma planta extremamente resistente, não precisa de muitos cuidados e é ideal para quem deseja manter um canteiro com plantas funcionais e não tem muito tempo para cuidar. Seu tamanho pode chegar a até 2 metros.
Hortelã
Istock/ Todd Keith
Age contra alguns parasitas intestinais, como giardia e ameba. Também é usada para aumentar a produção de leite em mulheres que amamentam. Pode ser cultivada em vasos, em locais que recebam sol pela manhã.
Erva cidreira ou Melissa
Istock/ Todd Keith
É um excelente remédio caseiro para insônia, pois atua contra a ansiedade e nervosismo, proporcionando o relaxamento e, consequentemente, um sono mais tranquilo. Esta planta também é muito utilizada para problemas digestivos. Pode ser cultivada em sombra parcial ou com luz solar direta. Sua altura, geralmente, atinge de 70 centímetros a 1 metro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário